sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dicas para acumular milhas no cartão de crédito - Parte 1

Uma das melhores maneiras de economizar em viagens com trechos aéreos é adquirir seu bilhete utilizando milhas, porém uma das frases que mais ouço é "não consigo acumular quase nada de milhas, muito menos utilizá-las". Por esse motivo resolvi escrever esse post para tentar desmistificar essa visão e engajar todos a usarem esse benefício em suas próximas viagens.

O primeiro ponto a esclarecer é que na verdade os cartões de crédito não acumulam milhas, mas sim pontos que posteriormente podem ser trocados por milhas de diversas cias aéreas. Ou seja, os pontos do cartão podem ser utilizados para troca com produtos, assinatura de revistas, ingressos de cinema e logicamente milhas.

Outro ponto importante a esclarecer é que algumas vezes a transferência de pontos do programa de fidelização do cartão para uma cia aérea, na verdade é uma transferência para outro programa de fidelização. Como assim? Imagine que você queira transferir 10.000 pontos do seu cartão do Santander para a TAM. Na verdade a transferência é feita do SuperBônus (programa do Santander) para o Multiplus (programa que o TAM Fidelidade é associado), ou seja, apesar da transferência ter sido feita para a TAM, você pode efetuar qualquer resgate dentro do programa Multiplus, dentre eles emitir uma passagem aérea.

Voltando ao tópico inicial, a principal forma de acumular milhas no cartão de crédito é conhecer o programa que seu cartão utiliza para maximizar os resultados e mudar sua forma de gestão financeira passando a utilizar o máximo possível o cartão de crédito como forma de pagamento. Vamos explorar um pouco mais os assuntos:

Conhecendo seu programa de fidelização

Os programas de fidelização hoje em dia funcionam de maneira muito parecida, em alguns é necessário o cadastro, porém outros já cadastram o cliente automaticamente. Um dos exemplos que necessitam cadastro são os cartões emitidos pelo Itaú, portanto quem não tem, solicite.

Geralmente todas as informações necessárias estão no site do próprio banco, porém você pode ir até uma agência e entender melhor como funciona o programa. Uma dica interessante é você tentar negociar com o gerente da sua conta o upgrade do seu cartão para algum que tenha um fator de multiplicação maior, além de não existir prazo de expiração.

Link para alguns programas:


Mudança na forma de gestão financeira

A pontuação dos programas de fidelização é feita em cima do valor de cada compra que você efetua no cartão de crédito, porém em dólar. Ou seja, qualquer compra feita no cartão será convertida em dólar e multiplicada pelo fator associado ao seu cartão. Por exemplo, uma compra no valor de R$ 500,00 com o dólar a R$ 2,00 e fator de 1,5 resultaria em 375 milhas, ou seja, (500/2)*1,5.

Portanto o aumento no acúmulo de milhas está diretamente ligado ao valor que você gasta no cartão de crédito. No entanto, muita gente me fala que prefere usar o débito para ter um maior controle do valor que gasta no mês, visto que o cartão de crédito geralmente tem um limite maior do que a pessoa possa pagar e consequentemente pode ocorrer um possível descontrole.

Uma das dicas nesse ponto é manter uma planilha, sistema ou aplicativo que te ajude a manter o controle financeiro com base em orçamentos. Dessa forma, é possível controlar o valor que você gasta por mês independente da forma de pagamento e existem diversas ferramentas como essa gratuitas na internet. Eu particularmente utilizo um app para iPad e iPhone chamado MoneyWiz que integra todos os meus gastos mensais e permite controlar a minha renda dentro dos meus limites.

É isso galera, espero ter encorajado todos a acumular mais milhas! =)

Vamos viajar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário